segunda-feira, 29 de Abril de 2024  20:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-11-2013

Projecto 'EUniverCities' desenvolvido em Aveiro.


Realizou-se este mês em Aveiro a reunião política e de 'Peer-Review', do Projecto 'EUniverCities', com a presença de representantes ...

Realizou-se este mês em Aveiro a reunião política e de 'Peer-Review', do Projecto 'EUniverCities', com a presença de representantes de 20 cidades e Universidades parceiras, (Delft (Holanda), Aalborg (Dinamarca), Trondheim (Noruega), Aachen e Magdeburgo (Alemanha), Linkoping e Norkoping (Suécia), Lausanne (Suiça) e Ghent (Bélgica)).

O arranque da iniciativa consumou-se a 19 de Novembro.

No dia 20 explorou-se o tema “Cooperação para o desenvolvimento da Cidade – Building the City Together”, nas suas várias perspectivas (cidade, Universidade, comunidade e estudantes) e dimensões (social, económica e territorial).

No dia 21 a temática foi “Tornar ideias em ações – Turning Ideas into Actions”, tendo-se realizado uma visita à Incubadora da UA bem como às instalações de alguns departamentos da UA e apresentado alguns projectos desenvolvidos a nível local, como seja o 'Aveiro Empreendedor'. Neste dia, "os nossos parceiros puderam verificar in loco o resultado da cooperação entre a Cidade e a Universidade, antes de através das sessões de Peer-review apresentarem as suas ideias e contributos para o desenvolvimento do Plano de Acção para Aveiro", refere a Câmara em comunicado.

Durante a tarde do dia 21, foi realizada uma reunião especial para os Políticos e Reitores das cidades e Universidades envolvidas no Projecto. O objectivo deste encontro foi o de "iniciar um processo de afirmação a nível europeu da importância da cooperação estratégica entre cidades e Universidades na promoção do crescimento económico e social das regiões em que se inserem essas Universidades europeias, tendo sido reiterado o empenho de Aveiro neste projecto".

A “Cooperação Estratégica para o Desenvolvimento Económico e Social” foi o mote para o Seminário que se realizou, no dia 22 de Novembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro e que contou com a presença do Presidente da Câmara, Ribau Esteves e do Vice-Reitor da UA Carlos Pascoal Neto e do Presidente do Município de Delft, Bas Verkerk. Este seminário "representou o momento de apresentação formal do projecto à comunidade aveirense, mas também, o culminar de dois dias de intenso trabalho e dedicação dos parceiros do Projecto EUniverCities". Neste dia "contou-se com a partilha de experiências" por parte de parceiros de Tampere (Finlândia), de Aalborg (Dinamarca) e de Delft (Holanda).

Participou na acção, ainda, John Goddard, Professor Emérito de Desenvolvimento Regional da Universidade de Newcastle, que falou sobre a sua perspectiva da “Cidade e da Universidade Cívica”, bem como com a presença de Teresa Jorge, coordenadora da Estratégia 'RIS3' para a Região Centro.

O Projecto 'EUniverCities' constitui-se assim como "uma oportunidade relevante para o necessário alinhamento estratégico entre o Município de Aveiro e a Universidade de Aveiro".

Entretanto o Município de Aveiro em colaboração com as entidades participantes no Grupo de Acção Local: Universidade de Aveiro, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Entidade Regional de Turismo do Centro, Parque de Ciência e Inovação, Florinhas do Vouga, Inova-Ria, PT Inovação e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, irá, até finais de 2014, "elaborar um Plano de Acção Local com propostas concretas de acções a implementar para o período 2015-2020", é referido em Comunicado de Imprensa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®